-
Postado em 20 de Julho de 2021 às 07h03

Contratação Novo Plano de Saúde

  • PICCOLI ADVOGADOS -

Contratação de novo plano de saúde com regime de coparticipação por fundação pública não fere CLT.

A 17ª Turma do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) negou provimento a recurso de reclamante que buscou reforma da decisão de 1º grau, a qual havia lhe negado a manutenção do plano de saúde anterior ao implantado posteriormente em seu local de trabalho, a Fundação Casa.

A instituição contratou de forma unilateral, em 2019, nova assistência de saúde com coparticipação dos empregados para consultas e outros procedimentos.

Os magistrados mantiveram a sentença por entenderem que "em se tratando de fundação pública, a ré deve se submeter a processo licitatório, nos termos da Lei nº 8.666/93, como ocorreu, de modo que não pode realizar contratação como bem desejar, ainda que a nova modalidade não seja adequada aos anseios do obreiro".

Segundo a juíza-relatora do acórdão, Anneth Konesuke, a alteração ocorrida não se enquadra no art. 468 da CLT, o qual dispõe que, nos contratos individuais de trabalho, só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado.

"O direito ao atendimento médico continua sendo garantido, apenas com novas regras que possibilitem a continuidade do serviço", afirmou a magistrada.

(Processo nº 1000091-62.2021.5.02.0291)

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

 piccoliadvogados  advocacia planodesaude artigo468 CLT

Veja também

Devedor não tem veículo registrado no nome, mas tem a posse, é possível penhorar?04/04/22 O entendimento adotado é que não se pode penhorar bem de terceiro alheio ao processo, ou ainda, que não é devedor no título judicial. Entretanto, através de recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região, em sua 3ª Turma, foi proferido acórdão pelo relator, desembargador Elvecio Moura dos Santos, AP –......
Você sabe o que é a Teoria do Desvio Produtivo?23/03/21 A Teoria do Desvio Produtivo defende que todo tempo desperdiçado pelo consumidor para a solução de problemas gerados por maus fornecedores de produtos e serviços constitui dano indenizável. O Superior Tribunal de......
Sobre a importância de uma boa comunicação15/07/21Sobre a importância de uma boa comunicação Empresa foi condenada ao pagamento de indenização decorrente de processo seletivo, quando um candidato que estava em fase avançada de negociação para um alto cargo e não foi avisado da contratação de......

Voltar para Blog