-
Postado em 17 de Fevereiro de 2021 às 11h25

Comprei on line e quero desistir, é possível?

O hábito de comprar pela internet é crescente, seja pelo período de pandemia, seja devido à comodidade, praticidade e até mesmo pela busca do preço menor.

A facilidade pode fazer surgir ao consumidor o arrependimento, a exemplo da compra de algo desnecessário ou até receber produto em desacordo com a expectativa. Calma, não se desespere.

O Código de Defesa do Consumidor – CDC, em seu artigo 49 apresenta regramento para a situação: “O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicilio.”

Desta forma, o direito ao arrependimento consiste na desistência da compra do produto adquirido na modalidade on line. A possibilidade se dá pelo fato de que o consumidor não teve previamente o contato direto com o objeto ou serviço, mas na modalidade on line.


Excitando o direito de arrependimento, através da comunicação formal ao vendedor, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados, conforme previsão do parágrafo único do artigo 49 do CDC.


Por Katiane Foscheira

 piccoliadvogados consumidor cdc arrependimento

  • PICCOLI ADVOGADOS -

Veja também

Devedor não tem veículo registrado no nome, mas tem a posse, é possível penhorar?04/04/22 O entendimento adotado é que não se pode penhorar bem de terceiro alheio ao processo, ou ainda, que não é devedor no título judicial. Entretanto, através de recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região, em sua 3ª Turma, foi proferido acórdão pelo relator, desembargador Elvecio Moura dos Santos, AP –......

Voltar para Blog