-
Postado em 15 de Julho de 2021 às 06h47

Sobre a importância de uma boa comunicação

  • PICCOLI ADVOGADOS -

Sobre a importância de uma boa comunicação

Empresa foi condenada ao pagamento de indenização decorrente de processo seletivo, quando um candidato que estava em fase avançada de negociação para um alto cargo e não foi avisado da contratação de outra pessoa.
Segundo o candidato, a proposta de emprego havia sido formalizada e ele tinha plena e inequívoca ciência de que foi o candidato escolhido no processo seletivo, motivo pelo qual desligou-se do emprego que ocupava e comunicou o fato a “nova empregadora”. No entanto, três dias após, ele recebeu ligação informando que a empresa havia desistido de contratá-lo.

No Recurso de Revista apreciado pela ministra Delaíde Miranda Arantes, ela explicou que em e-mail endereçado à empresa, o candidato havia mencionado, de forma expressa, a certeza de sua contratação.


Cabia ao recrutador informar, de forma clara, que ele ainda não era o escolhido e que havia outros candidatos, sobretudo porque havia o risco de o candidato pedir desligamento da empresa em que trabalhava.
A ministra também destacou que “o rompimento das tratativas pela empresa de forma repentina, no momento em que restavam somente detalhes de ajustes salariais e após o candidato ter agradecido o fato de ‘ter sido escolhido’ é, no mínimo, antiético, senão má-fé”.


A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu a sentença de primeiro grau e a empresa foi condenada ao pagamento de indenização por danos materiais, no valor de R$ 32 mil, e por danos morais, no valor de R$ 50 mil.


O tema nos leva a repensar a forma como nos comunicamos nas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Uma comunicação clara e objetiva é crucial na realização de qualquer negócio. A qualidade da comunicação determina a qualidade e o sucesso do objetivo e consequentemente pode evitar eventuais transtornos.

Fonte: TST RR 1901-05.2014.5.09.0012

Por Cristiane Zanivan Jacintho

 advogado piccoliadvogados importancia comunicacao dano moral

Veja também

Herdeiros são responsáveis pelo pagamento de dívidas da pessoa falecida?26/01/21 De acordo com ao artigo 1.792 do Código Civil diz que: O herdeiro não responde por encargos superiores às forças da herança incumbe-lhe, porém, a prova do excesso, salvo se houver inventário que a escuse, demonstrado o valor dos bens herdados. Outro artigo 1.997 do Código Civil prevê: A herança responde pelo pagamento das dívidas do......
Pacto Antenupcial22/02/23 Previsto no Código Civil em seu artigo 1.653, trata-se de um contrato firmado entre os noivos, para definir relações patrimoniais e o regime de bens aplicável ao matrimônio. Utiliza-se deste instrumento quando os noivos......
Você sabe o que é a Teoria do Desvio Produtivo?23/03/21 A Teoria do Desvio Produtivo defende que todo tempo desperdiçado pelo consumidor para a solução de problemas gerados por maus fornecedores de produtos e serviços constitui dano indenizável. O Superior Tribunal de......

Voltar para Blog