-
Postado em 23 de Março de 2021 às 08h59

Preços em vitrines de estabelecimentos comerciais é mesmo necessário?

Ao percorrer as ruas das cidades não é difícil encontrar estabelecimentos que expõem seus produtos em vitrines sem a devida etiquetagem de preços. Quando se fala neste assunto a primeira lembrança que vem a mente são lojas de roupas e calçados, contudo a legislação é válida para todos os produtos expostos em vitrines.

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 6º, inciso III, estabelece: “A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como os riscos que apresentem”.

Há ainda o Decreto Federal nº 5.903/2006 regulamentado pela Lei Federal 10.962/2004, determinando que os preços dos produtos expostos em vitrines devem ser informados adequadamente ao consumidor. Inclusive, se a compra puder ser parcelada, deve-se descrever as formas de pagamento, além de deixar bem claro as condições, devendo o lojista informar o preço total com juros no caso da compra à prazo. Em caso de divergência de preços, o consumidor pagará o menor dentre eles.

E caso do consumidor não encontrar o preço no produto exposto na vitrine, vale o preço que estiver mais próximo, caso contrário, em tese, a conduta passa a ser caracterizada crime contra o Código de Defesa do Consumidor previsto no artigo 66, com pena de detenção de três meses a um ano.

Importante o esclarecimento para que todos os envolvidos na relação de consumo, possam da melhor forma cumprir seus direitos e obrigações.

Por Katiane Foscheira

 direitoconsumidor advogado vitrine piccoliadvogados advocacia

  • PICCOLI ADVOGADOS -

Veja também

Contratação Novo Plano de Saúde20/07/21 Contratação de novo plano de saúde com regime de coparticipação por fundação pública não fere CLT. A 17ª Turma do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) negou provimento a recurso de reclamante que buscou reforma da decisão de 1º grau, a qual havia lhe negado a manutenção do plano de saúde......
O Devedor e a Divulgação da Dívida23/03/21 Quando alguém fica devendo, estará sujeito a consequências como ser cobrado e ter sua dívida tornada pública. Isso acontece porque o sistema jurídico brasileiro não permite o enriquecimento sem causa e......
Herança Digital, você sabe o que é? OU, até mesmo para que serve? 08/04/21 O patrimônio digital é tudo que uma pessoa em vida cria e disponibiliza publicamente nos canais de comunicação digitais. Podem consistir em contas em diferentes canais (Facebook, Instagram, Telegran, Twiter, e-mail, etc.),......

Voltar para Blog